Ferramentas na estrada

Dicas pra você que quer montar seu kit de primeiros socorros nas viagens.

A pedidos de alguns amigos, resolvi postar um guia prático de ferramentas que levo em viagens. O kit é básico e leva em consideração as maiores necessidades técnicas e o peso certamente. Os trechos aéreos como muitos sabem, não permitem objetos do tipo como bagagem de mão e são obviamente despachados.

 

Enxugar ao máximo as ferramentas tem sido a maior luta realmente. Mas você deve perguntar: “Você usa isso tudo realmente?” Graças a Deus que não. (hahahaha). Porém a decepção de passar o famoso “perrengue” e lembrar que aquela ferramenta ficou em casa é mais desgastante que o fato de ter que andar com tanto treco.

 

Então aproveite nessa lista umas dicas legais ai.

 

Vamos a lista e suas observações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



1 – Fitas Coloridas (Isolante e Crepe)
2 – Alicate de Corte Pequeno
3 – Alicate de Bico Multiuso (reduz outros itens como canivete, lixa etc)
4 – Alicate de Pressão (Muito útil para trabalhos mais forçados e substitui a morsa pequena para segurar conectores na hora de soldar)
5 – Fusíveis (Diversos tipos)
6 – Transformador Inversor (127v >>> 220v) Meu ferro de solda é 220v, portanto se me deparar somente com 127v não será problema. Explico já o porque do ferro 220v.

7 – Adaptador de pinos de AC (Não gosto muito, mas as vezes salva)
8 – Cachimbo de microfone para mic sem fio ou com fio. Bem maleável e resistente. Acredite, você um dia vai precisar! (rsrsrsrsrs)
9 – Ferro de solda 220v. Houve um tempo de andar com o 127v, porém não corro mais o risco de “alguém” pedir o ferro emprestado e mesmo avisando que era 127v ligar no 220v... Além disso o seu transformador que inverte de 127v para 220v pode servir num famoso “help”por ai... respeitando o consumo máximo de 60W lógico.

10 – Solda 60x40 (60% estanho / 40% chumbo) leve em pouca quantidade mesmo. Você precisará apenas para um reparo pequeno, não vai soltar um multicabo inteiro. (espero que não, rsrsrsrsrs)

11 – Chaves Fenda/Philips de catraca (Diversos tamanos) Ajuda bastante para serviços rápidos.

12 – Daí você pergunta: “Por que mais essas chaves se já tem as de catraca?”. Lembre: Há parafusos que ficam embutidos e essas chaves de catraca não alcançam.
13 – Adaptadores diversos de áudio (XLR/TRS)
14 – Multímetro com alicate amperímetro. No meu caso já precisei e esse modelo me atende bem nas funções e tamanho.

15 – Trena de 2mts. Não custa nada levar (rsrsrsrs) Vai precisar um dia. Acredite.
16 – Chave Torx (T9x75mm) Alguns consoles de áudio tem parafusos assim. Mas não é um ítem talvez extremamente necessário. Já precisei abrir com urgência consoles na estrada. Não recomendo se aventurar sem algum conhecimento prévio.

17 – Essa é umas das mais antigas! A famosa chave de teste. Muito útil pra indicar os famosos vazamentos de energia por ai.

18 – Chave de afinação (Bateria) Ué...? Mas o baterista não tem que levar? Sim! Mas acredite... já salvou muito batera por ai.

19 – Jogo de chaves Allen. Pode ser aqueles kits combinados. Eu tenho algumas soltas por serem as mais usadas geralmente.

20 – Kit de mini chaves fenda/Philips. Muito útil tenha certeza.

21 – As famosas abraçadeiras de nylon. Cada nome que se dá engraçado (heheheheh) Enforca gato o mais visto por ai. Que maldade com os bichanos!

22 – Pilhas e baterias. Aquela pequenina, a famosa CR2032. Já precisei por duas vezes por aí. Bom sempre ter uma por perto.

23 – Pra terminar, a velha cordinha do pescoço. Inseparável. Nela já de fácil acesso uma caneta Sharpie, um testador de AC (127/220v), lanterna mini e um pendrive.

 

Todos esses recursos levo dentro de uma pequena bolsa. Preferi as bolsas por serem mais adaptáveis dentro da mala que uma caixa por exemplo. O peso varia entre 3 e 4Kg. (Bagagem despachável atualmente é de 23kg por peça).

 

Então se gostou do post e quer fazer seu kit ai também arrume um cantinho dentro da mala de viagem ou quem sabe em algum volume que banda despache de equipamento. Na maioria das vezes consigo levar. Quando não levo, já fico meio preocupado. Hahahahaha... Abraço a todos.